escolaabcdacrianca.com.br

Nossa História

A Escola Kreutz, sob o nome fantasia “Escola ABC da Criança” é uma escola de educação infantil e creche-escola, criada em maio de 2001 pelas suas fundadoras ambas mãe e filha: Rosa Kreutz  e Rosely dispostas a estruturar, para a comunidade, uma instituição de ensino diferente das que haviam em Nova Iguaçu. Daí as duas cederam o espaço onde era sua residência para abrigar a escola até hoje. A Pedagoga Rosely via a educação como uma constante construção do indivíduo e do mundo.


Assim surgiu a ESCOLA ABC DA CRIANÇA, que pauta o seu trabalho pedagógico observando o contexto, os significados e as histórias de cada um no grupo. Todas estas mudanças foram, aos poucos, incluídas no seu currículo, resinificando a compreensão da concepção como uma “escola sócio interacionista”, ao inserir e ampliar os aspectos social, cultural e político, com que se faz educação.


A Escola tem como compromisso público a valorização do educando e do educador, o que se faz considerando as diferenças, as éticas e as políticas fundamentadas na potencialidade da vida de todos os seres e na não violência. Numa sociedade marcada pela complexidade profissional, social, cultural, política e repleta de mudanças, é importante desenvolver posturas e atitudes que considerem as diferenças, as semelhanças e os contextos como uma rede tecida pela compreensão e por conhecimentos para um mundo plural.

Criação da Escola

Em 2001 mãe e filha, reúne-se em torno de um ideal: construir uma escola para atender as necessidades de um público de tenra idade, estudasse em um espaço onde práticas educativas fossem desenvolvidas com autonomia, criticidade e participação de todos.

Escolha do Nome e Filosofia

O nome ABC da Criança surgiu para ser um facilitador de identidade da criança com a linguagem. Deste modo, o nome da escola também espelha seu caráter diferenciado, o ser diferente, ao propor um significado povoado de imaginação, valorizando a escolha. A filosofia do ABC da Criança tem por objetivo participar de forma efetiva na formação do indivíduo, contribuindo através de práticas exploratórias, vivenciadas e reflexivas, nas que a criança se prepara para ser um cidadão comprometido com atitudes humanas, sociais e ambientais

Objetivos

Os objetivos do ABC estão elaborados de forma a desenvolver um indivíduo capaz de buscar a felicidade de maneira equilibrada, solucionando problemas. Para isso, são trabalhados durante o processo pedagógico e nos momentos de cuidados, todas as habilidades de origem cognitiva, afetiva, ética, relações interpessoais, física e mentais. É importante lembrar que a educação infantil não deve ser encarada como estágio preparatório para a série e sim desenvolver autonomia suficiente para que no ensino fundamental tenha condições para ir em busca de aprendizado.

Equipe Pedagógica

Acreditamos na força do professor mediador, profissional, atento à construção de relações permeadas de afeto e significados.

 

O perfil dos professores é definido por critérios como ética, comprometimento com os valores da escola, envolvimento permanente com atualização e pesquisas, além de uma atitude sensível e reflexiva sobre a prática pedagógica.

 

A escola investe na formação de seus professores. Não só na formação acadêmica, mas na capacitação para lidar com as crianças em suas diferentes fases.

Espaço

Na Escola ABC da Criança as turmas são separadas por faixa etária. Cada turma tem sua sala de referência, mas crianças de diferentes turmas compartilham os mesmos ambientes em diversos momentos do dia.

As nossas salas, têm espaços projetados de acordo com a faixa etária das crianças: um cuidado que definiu o desenho do mobiliário, as escolhas de pisos, bebedouros, banheiros, jogos, mídias, materiais de artes, livros e brinquedos. Cada detalhe conta.

As crianças podem transformar, propor, recriar, explorar e modificar o que foi planejado previamente, criando novas relações entre os ambientes e os temas estudados em sala.

Temos espaços ao ar livre, pátio coberto, varandas, quintal e canteiros cheios de plantas e horta onde são plantados alguns temperos colhidos ao longo das atividades de culinária.

E o espaço das artes, onde acontecem momentos cheios de criatividade.
Na Escola ABC da Criança, a curiosidade, as descobertas, as brincadeiras e o conforto têm o seu lugar!