escolaabcdacrianca.com.br

Atividades Complementares

As atividades complementares estão presentes transversalmente no currículo da Escola ABC da Criança, gerando novas conexões e experiências.
Uma equipe multidisciplinar embasa o trabalho pedagógico, expandindo o aprendizado infantil por meio de diferentes linguagens e práticas, como: música, corpo e expressão, artes integradas, inglês, roda de histórias, culinária, ioga, semear-te, cineclube e capoeira.

As atividades têm dinâmicas, instrumentos e espaços próprios, proporcionando à amplificação do processo educativo e desdobramentos enriquecedores para a aprendizagem.

Nutrição

A Escola ABC da Criança acredita que o hábito de uma alimentação saudável e equilibrada deve ser cultivado desde a primeira infância. Por isso, nosso cardápio é elaborado levando em conta a nutrição de qualidade e o consumo consciente. Fundamentado pela Pirâmide Alimentar, seguimos as indicações dos órgãos de saúde e nutrição, quanto a variedade, quantidade, harmonia e equilíbrio dos alimentos. Elaborada por uma nutricionista, as refeições são planejadas de acordo com cada faixa etária, priorizando o consumo de alimentos não industrializados, folhas de produtores e respeitando o tempo da safra.

Além da atenção com a rotina alimentar temos atividades de culinária: ela desperta a curiosidade, instigando a criança à experimentação. Promove a cooperação e integra de forma saborosa áreas distintas do conhecimento: matemática, linguagem oral e escrita, higiene, ciências naturais, cultura.

Alimentação Saudável

Os alunos da creche são acompanhados por nossa nutricionista. As refeições e lanches são saudáveis e não ofertamos frituras, biscoitos fandangos ou similares e refrigerantes. Mensalmente é feito um cardápio novo por nossa Nutricionista Dra. Renata de Carvalho. A cada 30 dias eles passam por avaliação, onde é analisado todo o seu desenvolvimento.

Ballet

Qual o objetivo do ballet infantil?
Auxilia na boa postura e habilidade corporal, desenvolvendo na criança habilidades motoras e cognitivas, através da consciência corporal. Ajuda no entendimento da relação entre música, ritmo e movimento controlado.

Capoeira

A Capoeira é uma arte afro-brasileira que mistura dança, musicalidade da cultura dos povos africanos. O objetivo da capoeira na educação infantil é através das brincadeiras presente no ensino da capoeira para as crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento.

A Capoeira desenvolve no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas, como é um tema amplo, pode-se trabalhar de forma lúdica, assim brincando, os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras facilitando o crescimento cognitivo. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.

Psicologia

O psicólogo infantil é capacitado para identificar e trabalhar os conflitos psíquicos das crianças através de atividades lúdicas, permitindo que elas ressignifiquem eventos traumatizantes e busquem por melhores alternativas para lidar com esses conflitos.

A psicóloga Dra. Daniele Simões procura dar suporte para a criança no sentido de fazer com que ela retome para o caminho de desenvolvimento saudável. Essa atividade também abrange o aconselhamento dos pais para que o processo terapêutico tenha continuidade no lar.

Programa Socioemocional

As habilidades socioemocionais na Educação Infantil permitem o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem mais favorável ao aluno. Elas contemplam os anseios das crianças, e de seus arredores, e promovem a equidade por meio do diálogo.

Psicomotricidade

A infância atual para muitas crianças se faz com a tecnologia em brincadeiras, pouco espaço para brincar, pois a maioria das crianças são criadas em apartamentos e com os pais cada vez menos atuantes no processo de amadurecimento e desenvolvimento. A psicomotricidade é um instrumento facilitador e importante nesse processo, uma vez que, por meio de atividades corporais, trabalha-se a consciência corporal, a afetividade, maturação e cognição

Aulas Complementares

Depois da família, a comunidade escolar é a principal referência para o aluno em termos de constituição de valores individuais e coletivos, padrões relacionais, aspectos culturais, afetivos e sociais. Além disso, com o trabalho de disciplinas complementares a escola passa a ser vista como uma instituição que forma mais que futuros estudantes e profissionais, mas futuros cidadãos. Nossa escola oferece aos alunos aulas de capoeira, musicalização, inglês, horta, teatro, biblioteca e brinquedoteca.

Parquinho

O significado do brincar vai além do de se divertir. Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, os alunos não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais.

Nossa escola oferece um parque para nossos alunos da Educação Infantil de acordo com a faixa etária.

Horta

O projeto horta escolar vem aprimorar a ecoeficiência da escola, implantada, gerindo e fazendo a manutenção e o gosto pelo verde, pelas verduras e legumes. Assim sendo, nos alunos tenham desde cedo a consciência ambiental e a boa alimentação.

 

Sistema Hotelzinho

A Escola ABC da Criança proporciona mais uma inovação na área educacional, o sistema de hotelzinho escolar. O responsável que tem o seu filho (a) matriculado (a) na escola no período da manhã ou tarde, pode permanecer naquele dia o horário integral mediante o pagamento de uma diária. Sendo assim, os responsáveis podem ficar tranquilos e seguro, pois seu bem mais precioso estará em um lugar seguro, tranquilo, alimentado e com respaldo educacional.

 

Creche e Sala Multiuso

Passamos a atender alunos a partir de 1 ano em horário integral, intermediário e personalizado de acordo com a necessidade de cada pai/responsável.
Implantamos também nossa Sala Multiuso, onde os alunos podem ter aula na tela multimídia, fazer atividades psicomotoras, aulas de capoeira.

 

Informática

Um dos objetivos da iniciação da informática na vida das crianças é que esta tecnoligia estimule e potencialize seu desenvolvimento intelectual. Dessa forma, a informática pode surgir como algo prazeroso, capaz de ser uma grande aliada para o aprendizado das crianças.

Robótica

O ensino da Robótica encoraja as crianças e empreendedoras. Isso porque podem utilizar a imaginação para imaginar uma máquina partindo do zero, de acordo com a situação que identificaram. E também podem pensar em soluções para um problema já determinado, passando pela criação de um robô. Também trabalha o raciocínio lógico, trabalhar em equipe, uma habilidade crucial nos tempos atuais.

Desfralde

Recebemos alunos com fraldas e fazemos ao longo do tempo o desfralde. Todo comunicado é enviado via agenda através de um relatório diário de quantas trocas de fraldas foram feitas, banho, escovação, refeições, sono etc. O pai ou responsável acompanha tudo que foi feito com seu filho.

Hora do Soninho

Todos os alunos da creche têm a hora do soninho, após o almoço. Todos são encaminhados para sala de aula e distribuídos para suas “caminhas”. Isso ajuda na aquisição da ordem, que é um dos pilares para a formação do caráter. Eles dormem sempre ouvindo músicas clássicas infantil (cantada pelas tias) que acalmam, em meia luz. Logo após eles são direcionados para as salas de aula pedagógicas, já uniformizados.